sábado, 25 de maio de 2013

MAIS VIRTUDE OU MAIS DEFEITO?

Há muito tempo li a seguinte expressão num livro: "Toda a virtude é alegre". Acredito que a verdade maravilhosa contida na frase se concretiza numa pessoa quando ela, além de perceber seus próprios dons, coloca os mesmos a serviço de outros e acredita que está servindo. Nesse caminho construtivo há outra atitude que combina e fortalece aquela já referida, que é perceber e incentivar os dons dos outros. Mas isso infelizmente é difícil, pois requer boa dose de abertura ao diálogo, paciência e principalmente no acreditar que as pessoas têm motivações diferentes. Acho que o ditado popular "As aparências enganam" pode ser um dos preferidos do tema Relações Humanas. A moda de "rir dos defeitos ou manias - reais ou imaginários - das pessoas" fica pobre ou até podre, quando comparada com a virtude "fora de moda" de se alegrar  com os dons e habilidades das pessoas.  


segunda-feira, 20 de maio de 2013

JOGAR... MAS CONTEMPLAR ALÉM DO JOGO!


Em todas as grandes produtoras de vídeo-game e de filmes, existem brasileiros contribuindo com o seu trabalho. Dado esse divulgado em entrevista na GloboNews, por Alessandro Bonfim, empresário da área de games e entrevistado na ocasião. 
O mercado de vídeo-games cresce 7% ao ano no Brasil, segundo dados da mesma emissora. Uau! que bom saber disso! Mais um fato pra mostrar que o Brasil não é só país do futebol, samba e pagode. O povo  sabe e gosta de usar a imaginação de outras formas. E acho que um jogador de games ou jogos tem um papel de ajudar o outro a variar o gosto para que possa apreciar diversos games, e mais que isso, se envolver de tal forma na diversão com colegas ou amigos que permita à sua "criança interior" vir à tona, o que traz o natural comportamento de mostrar o que se vê ou não se vê... A criança pede... a Lua... ou que o amigo saiba jogar na mesma medida que ela, ou até que o amigo imite seu comportamento. E assim, sem fazer alarde, o jogador ajudará outros a desenvolver mais do que a habilidade do jogo, mas também virtudes como a paciência, esperar a sua vez, a fortaleza, o saber descontrair, a humildade de saber perder, dentre outras. Gosto de imaginar assim que cada jogador tem mais do que um papel... tem uma missão.
  

 E lembremos que a diversão do jogo também é pensar... ter estratégia.