sexta-feira, 21 de junho de 2013

RISADAS = MAIS EXTROVERSÃO?....MAIS EMPATIA?

              Ainda que não seja sinônimo de felicidade, o riso pode incitar a imaginação de quem o assiste a lembrar que seu "calor" abre caminho para novos "passos" nas relações humanas. Aah! o riso... uma bela defesa prática da extroversão (sonora e sem palavras!). Com uma observação sensata e equilibrada, conseguimos distinguir entre a gargalhada espalhafatosa (que tem uma presunção quase irracional de auto-promoção de idéias, ou é instrumento dissimulado de competição) e o riso extrovertido, que carrega um sutil convite à empatia.

      Algumas belas risadas ou gargalhadas, quando tem um bom motivo, poderiam ser classificadas no extremo oposto de sentimentos como ódio, raiva ou inveja. Se lembrássemos das primeiras vezes em que presenciamos risadas deste tipo, e seu silencioso poder de atrair nossa atenção e provocar uma breve paralisação na nossa percepção de tempo, talvez recordaríamos - com muito bom gosto - uma impressão que vem em seguida... a impressão de que a partir daquele momento conhecemos com mais clareza os "recursos" de bondade e talvez de empatia (me parece que sim), propriamente humanos.

     
  Essa impressão tem, além do aspecto subjetivo, algo também de muito objetivo, pois a antiga constatação e famosa frase "o sorriso é o espelho da alma", conduz nossos naturais e primordiais sentimentos a concluir que a risada também reflete nossa alma, por afinidade natural com o sorriso.

O filme de animação gráfica "Monstros S.A. (primeiro filme)", em seu final, representa monstros ganhando energia elétrica na medida em que conseguiam despertar risos ou gargalhadas de crianças. Essa idéia-chave do filme complementa uma idéia implícita que tento transmitir com esse texto, pois conhecendo melhor alguém pela risada, "alimentamos" também um tipo de conhecimento próprio, por via de identificação humana, e ficamos mais abastecidos com a "energia" de bom humor (ou dizendo de outro modo, com um bom humor mais enriquecido).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ESCREVE REVELA AQUILO QUE TEM NO CORAÇÃO!